Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Dezenove mortes por meningite foram registradas no Estado em 2015

Desde janeiro, foram registradas 19 mortes por meningite no Rio Grande do Sul. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde nesta segunda-feira, 31. A meningite bacteriana foi a causa de 17 óbitos, enquanto dois foram em função da meningite viral.

No mesmo período do ano passado, o Estado tinha 51 casos e oito mortes por meningite bacteriana. Em 2015, o total de casos já chega a 70, mas o índice de letalidade é maior: 24,3% contra 15,7%. O último óbito resgistrado foi em Fazenda Vila Nova.

Apesar do aumento de casos, o quadro ainda não é endêmico, conforme a Secretaria. Quatro das 17 mortes de 2015 envolveram o sorogrupo B (para o qual só há vacina na rede particular) – duas em Viamão, uma em Sapiranga e uma em São Leopoldo. Sete decorreram do sorogrupo C (para a qual existe vacina na rede pública) – quatro em Cachoeirinha, uma em Dom Feliciano, uma em Canoas e uma em Lajeado. Nas demais seis mortes não houve identificação do sorotipo – duas em Porto Alegre, uma em Paraíso do Sul, uma em Santa Maria, uma em Santo Antônio da Patrulha e uma em Fazenda Vila Nova.

Publicidade

A meningite é um processo inflamatório das meninges – membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, sobretudo, pela infecção de vírus ou bactérias, mas fungos e parasitos também podem provocar a doença.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.