Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia do RS

Atividade industrial no Estado é a mais baixa desde 2003

O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) no Estado, realizado Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), caiu 1,5% em julho na comparação com junho, ajustado sazonalmente. Foi a quarta retração seguida e a oitava nos últimos nove meses. Com isso, a atividade do setor fabril gaúcho no mês atingiu o nível mais baixo da série histórica iniciada em 2003.

“Com a recessão econômica se aprofundando, ociosidade e estoques elevados, pressões de custos e aperto monetário e fiscal, a tendência é que o setor siga em trajetória negativa no restante do ano. Nesse cenário, como revelam os índices de confiança, também não há espaço para investimentos”, avaliou o presidente da Fiergs, Heitor José Müller. 

No acumulado de janeiro a julho, o IDI-RS registrou queda de 8,1%, o pior resultado em seis anos. Nessa base de comparação, todos os componentes desaceleraram: compras industriais (-15,3%), faturamento (-10,2%), horas de produção (-7,9%), massa salarial (-6,0%), emprego (-5,3%) e utilização da capacidade instalada (-2,3%).  

Publicidade

A contração anual é disseminada e atingiu 14 dos 17 setores. As principais influências negativas foram de veículos automotores (-22,0%), móveis (-14,3%), máquinas e equipamentos (-14,2%), produtos de metal (-7,9%), químicos e refino de petróleo (-5,5%) e couros e calçados (-4,7%). 

Quando julho é relacionado com o mesmo mês do ano passado, a atividade das indústrias gaúchas apresenta recuo de 8,1%. Sob essa métrica, a sequência negativa atual (de 17 meses) está próxima de superar o mais longo ciclo recessivo já registrado: 19 meses entre março de 2005 e setembro de 2006. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.