Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Mesmo com oferta maior, só metade das meninas é vacinada contra o HPV

A oferta da segunda dose da vacina contra o HPV para meninas de 9 a 11 anos, prevista para iniciar em setembro, esbarra, mais uma vez, na baixa adesão das famílias à primeira etapa da vacinação. No início do ano, a vacina que antes era ofertada na rede pública apenas para meninas de 11 a 13 anos foi estendida para esta faixa etária, como forma de ampliar a proteção contra o vírus. Até esta terça-feira, 1º, no entanto, só 49% do público-alvo de 9 a 11 anos havia sido imunizado. Os dados são do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

As doses começaram a ser distribuídas em março deste ano. Não há prazo para fim da campanha, que é permanente.
Ainda assim, a baixa adesão das famílias à vacina contra o HPV coloca em risco a efetividade da política, que visa diminuir os índices de câncer de colo de útero, hoje a terceira causa de morte por câncer entre mulheres no país. Além disso, quanto mais cedo a vacinação ocorrer, mais eficaz é a proteção.

Especialistas apontam a dificuldade em levar as adolescentes para unidades de saúde e o temor de eventos adversos à vacina como os principais fatores para a baixa adesão. No ano passado, uma parceria massiva com as redes de ensino fez com que a primeira etapa de vacinação de meninas de 11 a 13 anos terminasse com mais de 100% do público-alvo imunizado.

Publicidade

Na segunda dose, esse índice cai para 60%, segundo dados atualizados até terça-feira. Agora, a primeira etapa de vacinação para meninas de 9 a 11 anos registra percentual ainda menor no balanço destes seis primeiros meses: 49%.
Ao todo, a vacina tem três doses: a segunda é ministrada após seis meses, e a terceira, após cinco anos. Sem as três doses, a imunização não é totalmente efetiva.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.