Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Clima preocupa triticultores gaúchos

A formação de geadas no sábado e domingo provocou grande apreensão em todos os setores envolvidos com a triticultura no Estado. Segundo o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, visualmente, no amanhecer desses dias, foi possível observar a formação de geada nas áreas mais baixas em quase todos os municípios do Estado. Poucas lavouras apresentam sintomas externos provocados pelas geadas, mas é possível afirmar que houve danos e o mais provável é que estes tenham ocorrido nas áreas onde a cultura encontra-se em estágio de floração. Um levantamento mais preciso só será possível após a paralisação das chuvas previstas para as próximas semanas. O trigo está com 45% na fase de floração, 9% acima da média dos últimos anos, e 40% na fase de enchimento de grãos.

As primeiras lavouras da nova safra de feijão começaram a ser semeadas. A queda da temperatura e as geadas prejudicam a germinação das plantas em algumas áreas, assim como o desenvolvimento inicial. Em lavouras semeadas em altitudes maiores, como nas regiões Centro-Serra e Alto da Serra do Botucaraí, a cultura foi severamente atingida pelas geadas. Nas áreas de baixas altitudes, como no Vale do Rio Pardo, o desenvolvimento vegetativo é normal. Na região Sul, os produtores de feijão estão implantando as lavouras utilizando recursos próprios, sem o uso de financiamentos.

Os orizicultores estão realizando o preparo de solo, que foi intensificado nos últimos dias, devido ao clima favorável. Na Fronteira Oeste (Uruguaiana), há informações que alguns produtores que cultivam grandes áreas já iniciaram o plantio, com o objetivo de otimizar o uso das máquinas. Em Rosário do Sul, na Campanha, uma área em torno de 5% já foi semeada. Cenário semelhante se observa em outras regiões, como no Sul e na Costa Doce. De maneira geral, o preparo de solo antecipado está bastante adiantado em várias partes do Estado.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.