Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Oportunidade

Abertas 11.995 vagas para cursos gratuitos no Estado

A Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (SDTS) anuncia 11.995 vagas para cursos gratuitos no Rio Grande do Sul, disponíveis pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De acordo com o secretário Miki Breier, as pré-matrículas devem ocorrer nas agências do Sistema Nacional de Emprego (FGTAS/Sine) ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de 92 municípios.

Nos locais, também estão disponíveis informações sobre o calendário das vagas e de cursos como de assistente de crédito e cobrança; pizzaiolo; soldador; espanhol e inglês básico; assistente de produção cultural; artesão; operador de computador; promotor de vendas; organizador de eventos; camareira; manicure e pedicure; cuidador de idoso; assistente administrativo; vendedor; operador de telemarketing; recepcionista; açougueiro e contador de histórias. 

Na Região Metropolita de Porto Alegre, por exemplo, serão 3.415 vagas nas cidades de Arroio dos Ratos, Bom Princípio, Camaquã, Campo Bom, Canoas, Charqueadas, Chuvisca, Cristal, Dois Irmãos, Dom Feliciano, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Linha Nova, Mariana Pimentel, Montenegro, Morro Reuter, Novo Hamburgo, Parobé, Porto Alegre, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, São José do Sul, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Sentinela do Sul, Três Coroas, Triunfo, Vale Real e Viamão.

Publicidade

Mulheres Mil

Entre estas vagas, estão 300 destinadas ao programa Mulheres Mil para  as cidades de Pelotas, Novo Hamburgo, Arroio dos Ratos, Passo Fundo, Serafina Correia, Santana do Livramento, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Carazinho e Três Passos. 

Estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável – o programa visa à inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que as mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades.

Publicidade

O secretário Miki Breier destaca que as 10 cidades vão receber capacitação para a metodologia do programa durante atividade no dia 16 outubro. A oficina ocorre das 8h30 às 17 horas no auditório Paulo Freire (térreo) do Centro Administrativo do Estado Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Informações no Departamento do Trabalho, pelo telefone 51 3288-6442.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.