Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pesquisa

Brasil está entre os países mais ineficientes em educação e saúde

Um estudo realizado a partir da comparação de resultados internacionais indica que os gastos brasileiros em educação e saúde estão entre os mais ineficientes do mundo. Publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o trabalho relacionou os rankings do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ao volume de desembolsos na área social em diferentes países. A conclusão é que, consideradas as despesas em educação e saúde por habitante, o desempenho brasileiro deveria ser melhor.

No caso da saúde, o Brasil fica entre a 43ª e a 46ª posição entre os de maior gasto público nos ensinos primário, secundário e superior, porém ocupa o 54º lugar em IDH – Educação, que leva em conta o número médio de anos de estudo da população adulta e a expectativa de escolarização das crianças. Ou seja, países que destinam menos dinheiro ao setor – como Argentina, Colômbia, Peru e Bolívia – ostentam resultados melhores. No que toca à saúde, o País é o 65º em despesas orçamentárias, enquanto a expectativa de vida fica em 80º lugar no grupo avaliado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.