Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Fim de ano

Decoração natalina exige cuidados com segurança

A chegada do Natal motiva as famílias a decorarem a casa com enfeites que muitas vezes utilizam energia elétrica. Para que esses momentos sejam plenos de alegria e confraternização, sem riscos de acidentes, a AES Sul alerta para alguns cuidados necessários com a instalação de luzes, arranjos e decoração de árvores natalinas.

Seguindo essas orientações, você estará protegendo a sua casa e a sua família. Eletricidade, quando mal utilizada, pode provocar curto-circuito, causando danos materiais, ou choques e queimaduras, que podem ser graves e até mesmo fatais.

Veja algumas recomendações de segurança: 

Publicidade

· O pisca-pisca só deve ser ligado na tomada depois que estiver montado. Cuidado no manuseio, pois os fios são muito finos e se rompem facilmente.
· Não toque nos enfeites elétricos com as mãos ou pés molhados, nem em lugares úmidos. Com água, o risco de choque é muito maior.
· Se for necessário trocar lâmpadas, arrume fios ou mude o enfeite de lugar e desligue-o da tomada.
· As emendas e conexões devem ser feitas com fita isolante de boa qualidade – jamais utilize durex, fita crepe ou esparadrapo. NUNCA improvise.
· Jamais utilize os postes da rede elétrica para ornamentação.
· Mantenha os arranjos longe do alcance de crianças, animais e de áreas com circulação de pessoas. CUIDADO para que a fiação não fique espalhada pelo chão.
· Somente um aparelho elétrico deve ser ligado em cada tomada para evitar sobrecarga.
· Confirme se a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede.
· Compre somente material de boa qualidade.
· Ao instalar equipamentos em locais altos, fique atento para evitar quedas. Use uma escada para fazer o serviço com segurança.
· Na dúvida, SEMPRE contrate um profissional habilitado. Assim você evita acidentes e prejuízos materiais e garante um Natal feliz em família.
 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.