Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mar preto

Resultado de análise da mancha em SC será divulgado nesta terça

No último domingo, 17, uma mancha apareceu no Rio Perequê, entre as cidades de Porto Belo e Itapema, no litoral norte catarinense. Em seguida, ela atingiu o mar e fez com que banhistas se afastassem do local na última segunda-feira, 18. Prefeitos dos dois municípios chegaram a sobrevoar a região, mas não chegaram a nenhuma conclusão. 

Entre as possibilidades levantadas está a contaminação pela emissão de esgoto nas águas do Rio da Fita, afluente do Perequê, acima dos níveis permitidos. Isso teria ocorrido em 2013 pela empresa que recolhe os dejetos da cidade de Itapema, a Conasa, e causou a morte de diversos peixes. Apesar de não existir indícios suficientes para que a hipótese seja acatada, ela ainda não foi descartada. 

O diretor de Comunicação da Prefeitura de Itapema, Fabio Fernandes, afirmou que foram identificados tanques na cidade de Porto Belo que recebem dejetos de empresas que limpam fossas e que podem ter contribuído para o aparecimento da mancha. Entretanto, a situação é negada pela diretora de Licenciamento e Controle de Poluição da Fundação de Meio Ambiente de Porto Belo, Roberta Ribas Ruthner. Porém, ela concordou que não há risco de poluição na região. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.