Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Sartori cogita contratar jovens do serviço militar para policiamento

O governador do Estado, José Ivo Sartori, avalia a possibilidade de contratar, em caráter emergencial, jovens egressos do serviço militar obrigatório para suprir a falta de efetivo na Brigada Militar. Segundo o jornal Correio do Povo, durante audiência com aliados, Sartori disse que o governo não pretende chamar os aprovados em concurso público antes da regulamentação do novo regime de previdência, aprovado pela Assembleia em 2015. 

De acordo com o presidente do PDT, deputado federal Pompeo de Mattos, a contratação emergencial se daria através de um projeto de lei encaminhado pelo governo à Assembleia. “Não tendo como nomear servidores antes da nova previdência entrar em vigor, a contratação de PMs temporários seria uma boa solução”, afirmou. 

Porém, a oposição não se mostrou favorável à proposta. “É um contrassenso. Até as pedras sabem que o Estado precisa da reposição de policiais civis e militares para o enfrentamento à criminalidade. Nossa bancada defenderá a nomeação dos soldados aprovados em concurso”, diz vice-líder do PT na Assembleia, Tarcísio Zimmermann. 

Publicidade

Já o líder do PMDB, Gabriel Souza, rebateu a crítica. “O limite de gasto com pessoal foi ultrapassado, o que torna a contratação emergencial uma boa solução. Seria uma resposta possível e rápida para a sociedade, diante da impossibilidade financeira do Estado”, acrescentou.  

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.