Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Brasil

Congresso gratuito debate sobre o autismo

Você sabia que o Autismo pode atingir cerca de dois milhões de pessoas no Brasil? Pensando em mobilizar a sociedade a refletir sobre o tema para vencer preconceitos e melhorar a qualidade de vida, a Neuro saber vai promover o ConAutismo, o Congresso Nacional Online de Autismo. Totalmente gratuito, o evento acontece dos dias 14 a 20 de março.

Segundo o neuropediatra Dr. Clay Brites, um dos idealizadores do projeto, a iniciativa tem como proposta reunir conhecimentos altamente relevantes e com evidência científica acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Pretendemos compartilhar estas informações de forma que possam ajudar num primeiro momento a família, professores e profissionais que lidam com o assunto”.

“Acreditamos especialmente em dois eixos de ação. Primeiro, a interdisciplinaridade, pois todos são importantes dentro da dinâmica do diagnóstico e tratamento do TEA. E, segundo, no Conhecimento que liberta de preconceitos, cria oportunidades para orientação e é um agente transformador da realidade. Por isso, investimos na curadoria criteriosa de conteúdo de qualidade e com fundamentação nas pesquisas numa linguagem acessível a todas as pessoas”, reforça.

Publicidade

Sobre o congresso

As palestras poderão ser assistidas pelo site (http://conautismo.com.br/). A programação contará com a participação de importantes especialistas do país e do exterior, como médicos, cientistas, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, terapeuta ocupacional, pais, familiares, organizações, associações e um estudante autista.

Entre os diversos assuntos, as pessoas poderão entender melhor todas as facetas do autismo. Falará sobre os diferentes tratamentos e como são realizados em crianças e adolescentes. As pessoas poderão entender como identificar as diferentes categorias do transtorno, entre elas, a síndrome de asperger. Vai ser mostrado como a música e a psicomotricidade podem ajudar na intervenção do TEA. Profissionais vão informar sobre métodos de alfabetização e como auxiliar o autista na escola.

Publicidade

Além disso, será discutido sobre a importância da estimulação da linguagem e da cognição por meio de atividades práticas. Pedagogos vão explicar como é o processo da mediação escolar. E ainda serão apresentados os avanços das pesquisas sobre o TEA e os caminhos para uma cura.

Em defesa dos autistas

Dr. Clay Brites comenta ainda que o evento surge para ressaltar a relevância da Lei nº 12.764 que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Publicidade

O texto diz que é de direito do autista estudar em escolas regulares, desde a Educação Básica até o Ensino Profissionalizante. Caso seja necessário, é possível ainda pedir um mediador, ou seja, um acompanhante especializado. “Nossa proposta é mostrar aos pais o respaldo que a Lei concede nesses casos e como exigir isso das escolas e de autoridades”.

Como assistir

Para se ter acesso às palestras, é preciso se inscrever no site com um endereço eletrônico. Em seguida, é enviado ao e-mail um link de confirmação. Nas semanas anteriores ao evento, serão encaminhados informações sobre horários e mais detalhes do evento.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.