Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Volta às aulas

Professores decidem encerrar greve no Rio Grande do Sul

A greve dos professores da rede estadual será encerrada após 53 dias de paralisação. A decisão foi tomada em uma assembleia geral que aconteceu nesta quinta-feira, 7. Os profissionais que haviam aderido a grave deverão retomar as aulas na próxima segunda-feira, 11. 

A greve chega ao fim duas semanas após os estudantes terem decidido encerrar a ocupação das escolas. O movimento dos alunos que pedia, entre outras pautas, mais qualidade de ensino e o adiamento da votação do Projeto de Lei (PL) 44, que possibilitaria a criação de organizações sociais, as quais poderiam administrar parte das escolas, teve início dois dias antes da greve dos professores. 

O Conselho Geral do Cpers havia se reunido nessa quarta-feira, 4, com os secretários estaduais de Educação, Luís Alcoba de Freitas, e da Casa Civil, Márcio Biolchi, e já estudava encerrar a grave. No entanto, um dos principais impasses dizia respeito à questão salarial. Enquanto os professores exigiam reposição e pagamento do piso nacional, o governo Estadual alegava não ter recursos financeiros suficientes.

Publicidade

A categoria reivindicava ainda fim do parcelamento de salários, reajuste de 13,1% nos vencimentos, cumprimento da lei do piso, plano de saúde com pleno atendimento e sem aumento de descontos, o fim do fechamento de turmas e escolas e a disponibilidade de merenda para todos os alunos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.