Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rural

Fumicultores debatem financiamento e COP7 com secretário

O secretário especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, participou da reunião da Comissão Interestadual do Fumo na sede da FETAG, em Porto Alegre. A sala de reuniões ficou pequena para acolher diversas lideranças da CONTAG e dos três estados do Sul, além de políticos, todos diretamente interessados em defender os fumicultores. Dois assuntos diretamente ligados ao tabagismo – a COP7 e a Resolução 4.483, do Banco Central, que restringe o financiamento do Pronaf ao produtor. Para alegria de todos, esses dois gargalos foram bem encaminhados.

O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, considerou a reunião como um marco de uma nova relação com o MDA, em especial nesta questão do fumo, até então inexistente em sua opinião. “O MDA vem mais aberto. O nosso pedido é que o MDA defenda os agricultores e não ideologias. Que o MDA seja a Casa do Produtor  lá em Brasília, onde os problemas que por lá chegarem tenham ressonância e, consequentemente, quem os solucionem. Essa porta aberta, com o posicionamento do ministro e sua equipe, traz um novo momento para a agricultura familiar no Rio Grande do Sul”, projeta.

Em função do posicionamento que Roseno trouxe, Joel acredita que ainda nesta semana seja revogada a Resolução 4.483 e com isso os agricultores possam ter a tranquilidade de ir ao banco buscar financiamento para a diversificação da cultura tabageira. O dirigente ainda destacou como positiva a manifestação em relação à COP7, que abre um novo momento à discussão.

Publicidade

Para Roseno, os representantes dos agricultores, que nunca tiveram representação na COP7, até mesmo porque a posição anterior do MDA era, inclusive, contrária aos agricultores, foi reforçada na sede da FETAG, cujo posicionamento atual é em defesa dos agricultores familiares, por sinal a razão da existência do MDA.  Ainda sobre a Resolução 4.483, Roseno afirmou que sua equipe é favorável e está trabalhando forte na revogação. Ele disse que ainda nos próximos dois dias haverá uma reunião neste sentido.

Sobre Proagro, crédito fundiário, enquadramento de Declaração de Aptidão (DAP) e de agroindústrias será marcado um dia de reunião com o MDA na sede da FETAG e com a participação da CONTAG e Federações de Santa Catarina e do Paraná.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.