Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Produtores devem intensificar preparo do solo para plantio do milho

De acordo com o Informativo conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado esta semana, o preparo do solo para o plantio do milho deverá se intensificar nos próximos dias na maioria dos municípios gaúchos. Em conformidade com o zoneamento agroclimático, o plantio do milho já iniciou na área compreendida entre o Centro e Noroeste e a metade Norte do Rio Grande do Sul, em especial nas regiões da Fronteira Noroeste, Missões, Celeiro, Alto Jacuí e Noroeste Colonial. Na microrregião de Santa Rosa e Três de Maio, a lavoura apresenta boa germinação e formação de stand.

Em muitos municípios, prefeituras e sindicatos disponibilizam as sementes de milho a partir do programa de troca-troca da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Ao mesmo tempo, técnicos da Emater/RS-Ascar anunciam forte indicativo de ampliação da área cultivada para a colheita de grãos, porém, para a silagem, há tendência de permanecer a mesma área ou apresentar pequena diminuição devido, entre outros problemas, ao abandono da atividade de bovinos de leite em algumas propriedades.

As condições climáticas têm sido favoráveis ao bom desenvolvimento das lavouras de cereais de inverno, especialmente no Norte do estado, proporcionando uma paisagem com áreas de verde intenso das lavouras de trigo e aveia, intercaladas com áreas de coloração amarelado intenso das lavouras de canola em floração.

Publicidade

A boa insolação durante o dia e precipitações suficientes favorecem o desenvolvimento do trigo, que apresenta excelente potencial produtivo. As lavouras semeadas no cedo já atingem as fases de elongamento e florescimento. Os produtores fizeram os tratos culturais pertinentes ao período e continuam monitorando pragas e doenças. Nos Campos de Cima da Serra, a semeadura do trigo foi concluída, com as lavouras apresentando germinação muito boa e as plantas ótimo aspecto de cor e uniformidade, indicando uma perspectiva de bons rendimentos na safra.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.