Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vacinação

Santa Cruz terá campanha de vacinação contra a raiva no domingo

Quem tem cães e gatos poderá levar seus animais para tomar a vacina antirrábica, neste domingo, 28, em dois pontos do município de Santa Cruz do Sul. Na Praça da Bandeira e no 6º Batalhão de Bombeiros Militar, no Distrito Industrial, estarão presentes alunos do 8º e do 9º semestres do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que aplicarão as doses, das 9h às 17h.

Cada dose terá o custo de R$ 4,00. A ação é da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância e Ações em Saúde. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, zootecnista Paulo Werner, não há casos registrados de raiva humana mas, no ano de 2011, em Passa Sete, foi diagnosticado um caso positivo de felino com raiva. “É bom prevenir. Há quase 20 anos não é feita uma campanha de vacinação contra a raiva canina e felina no município. Ficamos sabendo da campanha realizada pela Universidade de Santa Maria e aderimos à iniciativa.”

O objetivo da ação é imunizar cães e gatos contra o vírus. A raiva, por se tratar de uma zoonose, é uma doença transmissível de animais para humanos e tem grandes impactos nas comunidades. Além de Santa Cruz, a ação será realizada na mesma data nos municípios de Santiago, Nova Palma e Tupanciretã. Nos últimos anos aumentou o número de vacinações em Santa Maria, em 2014 foram imunizados 13 mil animais e em 2015, 18 mil. Nesta edição, a estimativa é de que 16 mil cães e gatos recebam a vacina.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.