Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Governo do Estado anuncia mudanças no setor administrativo para ter mais policias nas ruas

Uma reestruturação administrativa na Secretaria da Segurança Pública (SSP), anunciada nesta quarta-feira, 14, vai permitir a colocação de mais policiais nas ruas. Atualmente, a Secretaria tem dez departamentos e 34 divisões. Com o enxugamento dessa estrutura, para priorizar a atividade operacional da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil, passará a contar com o essencial: cinco departamentos e 20 divisões. 

As novas medidas foram apresentadas ao governador José Ivo Sartori pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. “Vamos devolver às corporações, de imediato, 46 policiais civis e militares que hoje trabalham na secretaria e exoneraremos 17 servidores civis. Portanto, a partir de agora, a SSP terá 63 servidores a menos”, enfatizou Schirmer. 

Esses policiais vão se somar aos 50 PMs do Batalhão Reserva, que trabalhará sistematicamente em dias da semana pré-determinados, e aos 120 soldados-alunos que estão iniciando o estágio supervisionado em Porto Alegre. “Queremos menos burocracia e mais ação. A prioridade do governo é ter os policiais militares nas ruas e os policiais civis trabalhando na investigação dos crimes”, acrescentou o secretário.

Publicidade

Para Sartori, a decisão do novo secretário está alinhada com a atitude de engajamento do governo na busca por alternativas à Segurança Pública. “Mesmo diante de desafios, estão sendo criadas novas possibilidades. Segurança é, sim, prioridade do nosso governo. Não vamos medir esforços para qualificar serviços e focar naquilo que é de competência dos órgãos da Segurança. Estamos fazendo o que precisa ser feito”, ressaltou.

Transferência de servidores

Outra ação anunciada foi a renovação da portaria que proíbe a transferência de servidores da Segurança Pública que atuam nos 19 municípios com índices mais altos de criminalidade. Para Schirmer, garantir a permanência dos efetivos nessas cidades é fundamental. “Não há como abrir mão dos recursos humanos existentes nessas localidades, tendo em vista que é nossa prioridade devolver mais segurança aos cidadãos”.

Publicidade

Também faz parte das medidas apresentadas por Schirmer a liberação de gratificação de permanência para servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Isso vai permitir que peritos, médicos legistas e técnicos em perícia experientes continuem exercendo suas funções, o que evitará a diminuição da capacidade de atendimento do órgão.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.