Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde pública

Sábado para colocar as vacinas em dia em Santa Cruz

Santa Cruz do Sul estará mobilizada neste sábado para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A mobilização ocorre em todos os postos de saúde do município das 8 às 17 horas, sem intervalos, e tem como objetivo resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação. O foco são crianças menores de 5 anos, crianças de 9 anos e adolescentes menores de 15 anos. Adultos também poderão se imunizar.

Conforme a coordenadora do programa municipal de imunizações, Raquel Emmel Lopes, todas as doses do Calendário Nacional de Vacinação que são fornecidas pelo Ministério da Saúde estarão disponíveis. “Essa campanha também acontece porque, em determinados momentos, o abastecimento das imunizações foi baixo neste ano. É uma forma de compensar e reforçar a divulgação para que as pessoas que durante a semana não têm muito tempo se desloquem às unidades de saúde”, esclareceu. Raquel também chama atenção para a importância de os pacientes levarem as suas carteirinhas de vacinação. Em caso de perda ou extravio, uma segunda via pode ser solicitada em qualquer posto de saúde.

A execução da campanha também é uma estratégia do Programa Nacional de Imunizações, já que neste ano houve algumas mudanças no calendário. “Em decorrência dessas alterações, algumas pessoas deixaram de tomar as segundas doses. Trata-se, portanto, de uma iniciativa para ampliar a cobertura da caderneta e diminuir a incidência de doenças infecciosas imunopreveníveis”, explica a responsável pelo Setor de Imunizações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Marlene Weber Andriolo.

Publicidade

Ela também chama atenção para a intensa circulação de pessoas de todas as partes do mundo, em virtude da realização da Olimpíada e Paralimpíada no Brasil este ano. “Com esse cenário, algumas doenças que estavam erradicadas podem emergir novamente. Por isso, a importância de estar com as vacinas em dia.”

De acordo com o Ministério da Saúde, foram enviadas a todas as unidades da Federação 26,8 milhões de doses – incluindo 7,6 milhões para a imunização de rotina de setembro e 19,2 milhões de doses extras para a campanha. A mobilização continua até o dia 30 deste mês.

Calendário teve mudanças neste ano

Publicidade

Em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde alterou o esquema de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. Contra a pólio, agora são três doses da vacina injetável (2, 4 e 6 e meses) e mais duas doses de reforço com a oral. Até 2015, eram duas doses injetáveis e três orais. Já a imunização contra o HPV passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas para meninas saudáveis de 9 a 14 anos. Meninas de 9 a 26 anos que vivem com HIV devem continuar recebendo três doses.

No caso da meningocócica C, o reforço passou a ser feito preferencialmente aos 12 meses, podendo ser realizado até os 4 anos. As primeiras duas doses continuam sendo aplicadas aos 3 e 5 meses. A pneumocócica teve redução de uma dose e passou a ser administrada em duas (2 e 4 meses), com reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que pode ser recebido até os 4 anos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.