Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tabaco

Inscrição no seguro mútuo termina nesta segunda-feira

Os produtores que pretendem inscrever suas lavouras de tabaco no Sistema Mutualista da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e ainda não tomaram a medida devem providenciá-la o quanto antes. O prazo termina nesta segunda-feira e, segundo a entidade, não será prorrogado. A inscrição da lavoura no sistema garante ao fumicultor o ressarcimento dos prejuízos causados pelo granizo e pode ser feita na matriz da Afubra ou em uma de suas filiais, inclusive amanhã pela manhã.

Neste ano, o número de lavouras atingidas por granizo, até ontem, é bem menor que o registrado na safra de tabaco passada. Em 2015, até 22 de outubro, os números já apontavam mais de 26 mil plantações atingidas nos três estados do Sul do Brasil. Este ano, incluindo a queda de granizo ocorrida na última segunda-feira, os comunicados recebidos pela Afubra indicavam, até ontem, 5.600. No entanto, o presidente da entidade, Benício Albano Werner, lembra que as tempestades são imprevisíveis e alerta os produtores quanto ao término do prazo para inscrição no seguro mútuo.

De acordo com a gerente do Departamento de Operações da Afubra, Laci Severo, até ontem, 101 mil lavouras nos três estados haviam sido inscritas no sistema mutualista este ano. E a expectativa é que, devido à queda de granizo ocorrida no dia 24 deste mês, esse número ainda avance um pouco mais. No ano passado, no total, houve 110 mil adesões. Laci observa que a inscrição é opcional, mas é uma garantia para o produtor de que terá o ressarcimento do prejuízo.

Publicidade

Na safra 2015/2016, a Afubra pagou R$ 121.780.237 de auxílios por danos em lavouras atingidas por granizo. O pagamento é feito, normalmente, na segunda quinzena de fevereiro, quando os agricultores começam a comercializar a produção. O sistema mutualista também oferece o auxílio-funeral e para reconstrução de estufa em caso de incêndio, raio ou destelhamento, durante a cura de tabaco.  Para o fumicultor que já não atua mais na atividade, devido à idade ou outro motivo, mas continua como associado pagando uma taxa de auxílio-funeral, o prazo de inscrição também se encerrará na segunda-feira. 

Severo também lembra aos produtores de fumo que, para a próxima safra, haverá mudança no período de carência para o seguro mútuo. Até agora, a carência é de um dia. O fumicultor se inscreve pela manhã e, a partir da meia-noite, já tem validade o seguro. Na próxima safra, a carência será de sete dias. A intenção é evitar que o produtor deixe para fazer a inscrição no último dia, o que traz transtornos a ele e à associação.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.