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Solidariedade

Papai Noel dos Correios inicia dia 23 no Rio Grande do Sul

A tradicional campanha de Natal dos Correios terá início no dia 23 de novembro. A partir desta data, os gaúchos podem adotar as cartinhas que ficarão disponíveis nos pontos divulgados pela empresa. Os principais objetivos da campanha são promover a educação e o incentivo à escrita, além de atender aos pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social.

No Rio Grande do Sul, desde 2015 só foram selecionadas cartas de crianças matriculadas na rede pública de ensino (educação infantil, creche, pré-escola e ensino fundamental – 1º ao 5º ano, sem restrição de idade) ou em instituições como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos localizados ou que atendessem a crianças em situação de vulnerabilidade social. Somente no ano passado, mais de 40 mil cartas enviadas por crianças matriculadas na rede pública de ensino ou em instituições foram adotadas pelos gaúchos.

Este ano, outra mudança será implementada. Os Correios irão receber as cartas das escolas e instituições selecionadas pela Secretaria Estadual de Educação do Estado, pelas Secretarias Municipais de Educação de 87 municípios gaúchos e pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) da Prefeitura de Porto Alegre. Essa nova forma de seleção vai garantir maior interação entre os Correios e os órgãos de educação, além de ser uma forma ainda mais efetiva de alcançar o público-alvo da campanha, pois será mais fácil de descartar cartas escritas por adultos ou por crianças que não estejam em situação de vulnerabilidade social. Outro ponto que merece destaque é que a entrega dos presentes será realizada apenas nas escolas e instituições o que minimiza o risco de a entrega não ocorrer em razão de endereços incorretos, incompletos ou até mesmo ausentes.

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Como funciona a campanha

Os Correios entram em contato com as escolas e instituições selecionadas pelas Secretarias de Educação e pela Fasc para passar as orientações sobre a campanha. As cartas enviadas pelas escolas e instituições selecionadas são recebidas e lidas por uma equipe dos Correios. No texto, a criança deve relatar sua história e fazer o pedido de brinquedos, material escolar, roupas, calçados ou bicicletas. Cartas com pedidos de alimentos em geral (cesta básica, ceias de Natal, etc.), ou equipamentos eletrônicos (computador, celular, tabletes ou câmeras fotográficas) não são aceitas.

Após a seleção, as cartas são disponibilizadas para adoção apenas nos locais indicados pela empresa. Os presentes são entregues pelos padrinhos no mesmo local em que a carta foi adotada para depois serem entregues pelos Correios nas escolas e instituições que participaram da campanha. 

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Na Região, as cartinhas poderão ser adotadas em Rio Pardo, Santa Cruz do Su e Venâncio Aires.

    

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