Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Crise

Metade dos hospitais não tem como pagar 13º salário

A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul realizou uma pesquisa junto à rede e os resultados são preocupantes, especialmente nesta época do ano, com as obrigações do 13º salário e férias dos trabalhadores. Os dados indicam que 23% das instituições ainda não conseguiram pagar a primeira parcela do 13º. E o pior: 57% não têm como cumprir a segunda parcela, nem mesmo contam com previsão para tais pagamentos.

Graças a ajustes realizados ao longo do ano, o Hospital Santa Cruz (HSC) está fora dessa estatística. A situação é a mesma no Hospital Ana Nery. Segundo o diretor-geral do HSC, Vilmar Thomé, os cerca de 900 funcionários da maior casa de saúde da região já receberam a primeira parte do 13º no último dia 30 e a segunda está confirmada para o dia 20. “Felizmente conseguimos honrar este compromisso dentro do padrão. Mas vemos com grande preocupação a situação dos hospitais gaúchos. O setor caminha para o colapso”, alerta.

Indicadores levantados pela federação ajudam a justificar a preocupação de Thomé. De janeiro a novembro, 12,20% das instituições reduziram leitos, 41,46% enxugaram o quadro funcional (houve 4 mil demissões), 20,73% reduziram internações e 19,51% os atendimentos ambulatoriais. Em relação ao pagamento de salários, nesse período 30,49% atrasaram os depósitos e 54,88% atrasaram honorários médicos.

Publicidade

Conforme a federação, as dívidas dos hospitais são históricas, resultado do congelamento da tabela SUS, da falta de políticas de remuneração por parte do governo federal e da falta de um calendário linear de pagamentos do governo estadual. Hoje a dívida do Estado com esses estabelecimentos é de R$ 108 milhões, relativos a programas que não foram pagos nos meses de março, abril e maio.

Representantes das instituições de saúde estarão reunidos hoje, em assembleia geral extraordinária, para debater o assunto. Até o momento, o governo do Estado não respondeu como pretende quitar o débito com os hospitais.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.