Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio de Janeiro

Pinguim encontrado em apartamento vem para o Rio Grande do Sul

O pinguim encontrado em um apartamento do bairro do Humaitá, na zona sul do Rio de Janeiro, no último dia 13, foi transferido nesta quarta-feira, 21, para o centro de reabilitação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Junto com ele, policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Rio de Janeiro encontraram dez animais silvestres como papagaios, araras, micos, corujas, tucano, porco espinho e garça.

No mesmo dia, a proprietária do imóvel foi levada à delegacia e autuada pelo crime de manter animais silvestres em cativeiro, sem autorização legal. De acordo com o delegado titular da DPMA, Roberto Gomes, o pinguim resgatado pelo Núcleo de Proteção aos animais da unidade foi encaminhado por uma companhia aérea, com o apoio da Polícia Federal.

Na sua página do Facebook, o projeto Linha Verde, criado pelo Disque Denúncia, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio, para ajudar quem quer informar casos de crimes contra o Meio Ambiente, disse que a transferência do pinguim do Rio para a UFRGS foi uma ação realizada pelo projeto em conjunto com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente,  Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, Universidade Estácio, Polícia Federal e uma empresa de tecnologia.

Publicidade

O Linha Verde afirmou ainda que esse tipo de animal sai da Patagônia pesando cerca de 3,5 quilos, em direção ao alto mar, onde procura alimento, “mas, por conta das correntes marítimas, eles acabam se perdendo e chegam ao litoral do estado, debilitados, desidratados e pesando menos de 2 quilos”.

Caça ilegal de animais

Segundo o Linha Verde, neste ano, o projeto recebeu 5.130 denúncias sobre crimes ambientais. Entre elas, mais de 620 foram relativas a crimes de caça ilegal de animais, além de guarda e comércio de animais silvestres. O projeto informou ainda que quase 50% das denúncias são sobre o crime de maus tratos contra animais.

Publicidade

As denúncias ao Linha Verde podem ser feitas pelos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital). O anonimato é garantido ao denunciante.

O delegado titular da DPMA, Roberto Gomes, disse que a colaboração da sociedade é importante para a polícia identificar casos de crimes ambientais e pediu a quem tenha informações sobre maus-tratos ou sobre a manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro, que entre em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Polícia Civil pelos telefones 2334-8823 e 2334-8835.

Confira vídeo da transferência em carro da Polícia Civil:

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.