Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ensino superior

Prazos para a renovação do Fies terminam nesta semana

O prazo para renovação de contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina nesta sexta-feira. Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. Além disso, termina amanhã o prazo para entregar no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal os Documentos de Regularidade de Matrícula (DRMs) emitidos a partir de 25 de novembro.

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, disse que os problemas apresentados na semana passada junto aos bancos foram resolvidos. “Quem procurou os agentes financeiros e não conseguiu fazer o aditamento pode se dirigir novamente, porque os gargalos já foram todos solucionados. Mas não se deve deixar para a última hora.”

O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies. No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato (como mudança de fiador, por exemplo), o aluno precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Publicidade

O investimento nos financiamentos é de R$ 8,6 bilhões, já garantidos no orçamento. Para 2017, o governo federal já enviou ao Congresso Projeto de Lei Orçamentária que contempla R$ 21 bilhões ao Fies, o que seria suficiente para manter os financiamentos e os contratos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.