Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estados Unidos

‘Sinto-me como a Cinderela’, diz Ban Ki-moon ao se despedir da ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, brincou com centenas de diplomatas na sede da instituição, em Nova York, dizendo que ele se sente como a Cinderela, porque tudo vai mudar para ele a partir da meia-noite de amanhã.

“Amanhã, na noite do Ano Novo, eu estarei na Times Square para a descida da bola. Milhões de pessoas estarão assistindo enquanto eu perco meu emprego”, disse Ban com um largo sorriso.

Acompanhado pelos presidentes da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança, o sul-coreano agradeceu aos trabalhadores da ONU, nesta sexta-feira, pelo trabalho duro e comprometimento durante seu mandato de 10 anos, que se encerra na meia-noite do dia 31.

Publicidade

Como a mais alta autoridade da ONU na última década, Ban promoveu um acordo global para combater a mudança climática, além de novas metas para a luta contra a pobreza e a desigualdade social. Mas ele parte em meio a conflitos contínuos na Síria, Iêmen, Sudão do Sul e Líbia.

Ban pediu para que os membros da equipe da ONU mantenham-se focados no avanço dos objetivos da instituição e trabalhem para resolver questões como mudança climática e empoderamento de gênero.

“Mantenham o foco nas pessoas, nos direitos das pessoas e na dignidade das pessoas”, disse. Ban será substituído pelo ex-primeiro-ministro português Antonio Guterres, que inicia um mandato de cinco anos no domingo.

Publicidade

* Com informações de Associated Press

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.