Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prazo

Detran alerta para prazo de entrega do documento do veículo

Em tempos de antecipação do IPVA, quando o número de documentos de veículos emitidos aumenta, o Detran alerta que o prazo para entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser maior. No entanto, o proprietário do veículo não será prejudicado, pois o calendário de licenciamento 2017 começa somente em abril. Até lá, o documento de 2016 é válido para todos os veículos registrados no RS.

Normalmente, o documento do veículo é enviado por Sedex em até dez dias úteis (por volta de 15 dias corridos), para o endereço que consta nos registros do Detran. Nesta época do ano, no entanto, quando há um acúmulo de documentos a serem impressos, em função do desconto no pagamento antecipado do IPVA, esse prazo pode ser de até um mês, dependendo da placa.

O sistema do Detran organiza a impressão dos documentos por ordem de vencimento do licenciamento. Documentos dos veículos com placas de finais 1 e 2, por exemplo, que vencem antes, serão impressos antes dos de placas com finais 3 e 4, e assim por diante. O sistema também prioriza os documentos de veículos com licenciamento já vencido, primeiros emplacamentos, segundas vias e outros que precisam do documento para circular regularmente.

Publicidade

O tempo maior para a chegada do documento não prejudica o usuário, já que esses veículos podem circular com o documento 2016 até o período estipulado no calendário de licenciamento 2017. 

Calendário

  • 30 de abril para finais 1, 2 e 3; 
  • 31 de maio para finais 4,5 e 6; 
  • 30 de junho para finais 7 e 8; 
  • 31 de julho para finais 9 e 0.

Destinatário não localizado
Após três tentativas de entrega sem sucesso do Sedex, o documento permanecerá na unidade de centralização dos Correios do bairro ou município para retirada.

Publicidade

Através da consulta de veículos no site do Detran/RS é possível ter acesso ao número do Sedex, link para consulta da situação de entrega junto aos Correios e local para retirada do documento.

Atualização de endereço
O Detran também alerta aos proprietários de veículos que eles devem manter seus endereços atualizados nos bancos de dados da autarquia, o que garantirá o recebimento de todas as comunicações oficiais, inclusive, do próprio documento do veículo. A mudança de endereço deve ser alterada em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) do município de registro do veículo, com apresentação de original e cópia do comprovante de residência. Os endereços dos CRVAs estão no site do Detran.

Acesse o calendário de licenciamento 2017 no site www.detran.rs.gov.br , no link Serviços e Informações/Veículos/Calendário de Licenciamento 2016.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.