Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Chuva

Defesa Civil avalia estragos em Rolante para elaborar plano de recuperação

A Defesa Civil Estadual trabalha desde a última sexta-feira, 6, para medir e amenizar os prejuízos causados pelas fortes chuvas, que assolaram o Estado no início do mês de janeiro. Na manhã desta segunda-feira, 9, o presidente da República, Michel Temer, e o governador José Ivo Sartori sobrevoaram a região das cidades de Rolante e Riozinho.

Na entrevista coletiva, logo após a entrega de 61 ambulâncias para os municípios gaúchos, Temer disse que o Ministério da Integração se encarregará de tratar da situação imediatamente após ser decretada a situação de calamidade.

Segundo a Defesa Civil, a inundação tomou conta das ruas e atingiu 70% do município de Rolante, trazendo prejuízos e danos para a pecuária, a agricultura e a comunidade. Cerca de 6 mil pessoas (2,4 mil famílias) foram desalojadas e recebem ajuda de voluntários, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Corsan, Emater e entidades privadas.

Publicidade

O coordenador regional da Defesa Civil, major Alexsandro Goi, constatou que o município, principalmente a área de Alto Rolante, foi bastante prejudicada pelos deslizamentos de terra que se depositaram no leito do Rio Mascarada. “As barreiras foram cedendo com a pressão da água, mas pela característica de ser muito íngreme, assim como as águas subiram de forma súbita, também escoavam rapidamente”, afirmou.

A Defesa Civil avaliou os estragos econômicos e humanos e vai elaborar um plano de trabalho, que será apresentado para a obtenção de recursos aos municípios atingidos. “Já arrecadamos 150 colchões e 76 cestas básicas, mas continuamos recebendo doações privadas. Esse é um momento de restabelecimento e mensuração para que o município tenha homologada, junto aos governos estadual e federal, a situação de emergência”, salientou o major.

Na sua conta no Twitter, o presidente Michel Temer publicou imagens aéreas do município. 

Publicidade

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.