Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Para sair da crise

Plano de recuperação do Estado pode ser fechado em duas semanas, diz Sartori

Após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em Brasília, o governador José Ivo Sartori está em contato permanente com técnicos da Secretaria da Fazenda e do Tesouro Nacional, para elaborar o Plano de Recuperação Fiscal do Estado. “A ideia é garantir a carência de três anos no pagamento das parcelas da dívida do Rio Grande do Sul com a União”, enfatizou Sartori durante o programa Governo e Comunidade deste sábado, 28. Segundo o governador, o acordo pode ser fechado em duas semanas.

Sartori frisou também que as medidas já tomadas pelo Estado para reorganizar as contas públicas foram apontadas como exemplares por Meirelles. Entre elas, foram destacados o Ajuste Fiscal Gaúcho e o Plano de Modernização do Estado, que já teve parte das propostas aprovadas pela Assembleia Legislativa e deverá ter a votação concluída pelo parlamento em fevereiro. “As medidas foram consideradas relevantes, exemplares e abrangentes”, lembrou o governador. Fazem parte dessas iniciativas a redução de cargos em comissão (CCs), a diminuição do número de secretarias de 20 para 17 e a criação do Plano de Previdência Complementar, além da extinção de nove das 19 fundações do Estado.

Segurança Pública
O governador comentou também os números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública nesta semana, mostrando redução, por exemplo, nas ocorrências de roubos e furtos de veículos. Para Sartori, isso é resultado de diversas medidas adotadas no segundo semestre de 2016. Aporte de horas extras e diárias a servidores, reaparelhamento e antecipação do chamamento de policiais aprovados em concursos, por exemplo, permitiram ampliar a capacidade operacional da área da Segurança Pública.

Publicidade

Foi destacada também a Lei do Desmanche, que vem contribuindo para a queda dos indicadores criminais, a partir do combate ao comércio ilegal de autopeças. “As 29 edições da Operação Desmanche, que resultaram na apreensão de mais de 2,1 mil toneladas de sucata automotiva, foram essenciais para a redução dos índices de criminalidade”, afirmou o governador.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.