Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde pública

Faltas a consultas via SUS despencam 70%

Situação que atrapalha os agendamentos via SUS e tira vagas de quem precisa, as faltas a consultas médicas na rede pública de saúde estão em queda em Santa Cruz do Sul. Dados da Central de Regulação e Agendamento indicam que, ainda em dezembro de 2015, 172 pessoas deixaram de comparecer ao atendimento marcado, resultando em uma abstenção de 11%. Um ano depois, em dezembro de 2016, o número caiu para 51 faltas (abstenção de 4%). Positivo, o índice representa queda de 70% nas ausências. Dados do Ministério da Saúde indicam que, enquanto a média nacional de abstenções é de 30%, em Santa Cruz, ela alcança só 12%. 

Conforme a secretária da Saúde, Renice Vaccari, uma das razões para a diminuição de ausências nas consultas eletivas é o trabalho da pasta no sentido de relembrar os pacientes. “Passamos a fazer telefonemas mais frequentes. Agora o paciente é lembrado 15 dias antes da consulta e relembrado dois dias antes.” Se, em alguma dessas ligações, o usuário do SUS informar que não poderá comparecer, imediatamente o próximo da fila é contatado para não deixar a agenda do médico vazia. 

Outra medida adotada junto às Estratégias de Saúde da Família (ESFs), segundo o ouvidor da Secretaria da Saúde, David Nóbrega, é a notificação dos moradores locais por meio dos agentes da saúde. “Buscamos não deixar ‘buracos’ entre os atendimentos, pois sabemos que as consultas são bem concorridas e, dependendo do caso, demoram mais de mês para acontecer”, afirma. 

Publicidade

Nóbrega também salienta que é preciso bom-senso. “É um trabalho de educação. As pessoas precisam entender que se marcarem e não comparecerem, estarão tirando o lugar de outra que precisa. Por isso sempre buscamos comentar isso durante os atendidos.” Além do esquecimento, outros fatores que contribuem para a abstenção são fenômenos climáticos que dificultam o deslocamento, como chuva e até o frio.

Como funciona
O processo para marcar consultas eletivas via SUS começa na Atenção Básica. Ao ser constatada a necessidade de atendimento especializado, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) encaminha a demanda via sistema para a Central de Regulação e Agendamento (antiga Casa). Após essa etapa, o atendimento é agendado e os próprios funcionários da ESF entram em contato com o paciente. 

A exceção são marcações urgentes, com até 48 horas entre agendamento e comparecimento. Nesses casos, é a própria regulação que procura o paciente. Segundo David Nóbrega, o que atrapalha o contato com os pacientes, muitas vezes, são as trocas frequentes de números de telefone. “Pedimos que as pessoas mantenham sempre os seus cadastros atualizados.”

Publicidade

AUSÊNCIAS

De todas as especialidades disponibilizadas, a traumatologia e a dermatologia foram as que reuniram o maior número de ausências: 359 e 304, respectivamente. O número corresponde ao período de dezembro de 2015 a dezembro de 2016. 

Veja o número de faltas por especialista

Publicidade

Traumatologista        359
Dermatologista        304
Neurologista        238
Gastroenterologista    211
Cardiologista        193
Endocrinologista        151
Oftamologista        141
Otorrinolaringologia    94
Pneumologista (pediátrico)    64
Cirurgia vascular        64
Cirurgião torácico        60
Proctologista        56
Urologista        46 
Reumatologia        33
Pneumologista        39
Neuropediatria        26
Cirurgião plástico        25
Cirurgião geral         12
Hematologia         11 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.