Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Clima

MetSul analisa se tornado atingiu São Francisco de Paula neste domingo

A mais respeitada empresa privada da área de meteorologia no Sul do Brasil divulgou boletim no início da noite deste domingo, 12, dizendo que ainda analisa se um tornado atingiu São Francisco de Paula pela manhã. De acordo com a Prefeitura local, 70 pessoas ficaram feridas e uma morreu. Pelo menos 1,6 mil moradores estão desabrigados e cerca de 400 casas foram totalmente destruídas. Em julho de 2003 São Francisco de Paula foi atingida por um tornado.

Conforme a MetSul, em alguns pontos do município o vento pode ter chegado a 150 quilômetros por hora durante uma tempestade severa com vento destrutivo ocorrida nessa manhã. “A confirmação de um tornado e de sua intensidade nos Estados Unidos é um processo que toma dias”, explicaram na nota os meteorologistas Estael Sias e Luiz Fernando Nachtigall. Segundo eles, dados atmosféricos e registros feitos por moradores revelam que havia condições para a formação de um tornado na região.

Em resumo, os meteorologistas informaram que a forte tempestade ocorrida em São Chico foi resultado do avanço de uma frente fria sobre o Estado que organizou uma potente linha de tempestades com chuva muito forte, raios, vento e granizo. A situação foi mais grave na Serra porque, naquela região, uma corrente de jato empurrava ar quente de norte a uma velocidade de até 95 quilômetros por hora. “Correntes de jato desta natureza costumam criar condições propícias à ocorrência de tornados ao interagirem com sistemas frontais de rápido deslocamento”, detalharam os meteorologistas da MetSul.

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.