Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Doença

Porto Alegre registra terceiro caso de leishmaniose humana

Porto Alegre já possui três casos de leishmaniose visceral humana. O número foi confirmado pela Secretaria Municipal da Saúde da Capital. A terceira paciente infectada  é uma mulher de 81 anos, moradora do Bairro Jardim Carvalho. Ela está internada no Hospital Nossa Senhora da Conceição em estado grave. 

A terceira paciente a contraiar a doença mora na mesma área onde já foram confirmadas duas mortes. O último caso de óbito pela doença aconteceu em fevereiro deste ano e a vítima foi um homem de 40 anos. Em setembro do ano passado, uma menina de um ano e sete meses morreu de leishmaniose visceral humana. 

A doença é transmitida pela picada do mosquito-palha, mas costuma acometer especialmente cães. A leishmaniose visceral humana não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra, nem de cachorros para os humanos.  

Publicidade

Em Porto Alegre, as áreas consideradas endêmicas são os bairros Jardim Carvalho e Morro Santana, onde foram encontrados cães infectados. 

Sintomas

Os sintomas da leishmaniose visceral humana são febre persistente,  aumento do tamanho do baço e do fígado, acompanhados ou não de palidez e emagrecimento.  

Publicidade

Nos cães, os sintomas estão emagrecimento progressivo, feridas e descamações de pele, queda anormal de pelos, aparecimento de ínguas, crescimento anormal das unhas, inchaço de pernas e sangramento de nariz. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.