Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agricultura

Começam os preparativos para o maior arroz de leite do Brasil

No Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) já começou a movimentação para a produção daquele que deve ser o maior arroz de leite do Brasil. O candidato a campeão leva 180 quilos de arroz branco, 1.300 litros de leite, 560 quilos de leite condensado, 90 quilos de açúcar, 3,5 quilos de canela em pau, 1 quilo de cravo da Índia e 9 quilos de canela em pó. Os insumos serão fornecidos pela Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Camil, Açúcar União e o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilate).

A receita será preparada durante a 40ª Fenasul e a 13ª Expoleite, que ocorre desde esta quarta-feira, 24, até sábado, 27, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O arroz de leite é uma das receitas mais elaboradas em feiras e eventos pela equipe de gastronomia da autarquia, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Jurados do Ranking Brasil conferem de perto a receita na manhã de sábado, 27, no espaço de ovinos. Quem estiver circulando pelo parque, pode tirar uma prova da super-receita. Calcula-se que 6 mil porções serão servidas e distribuídas entre o público. “Com certeza este desafio será uma das grandes atrações da Fenasul 2017. Esperamos um expressivo público para acompanhar a elaboração do arroz de leite e também provar este doce no próximo sábado em Esteio”, afirma o secretário da Agricultura, Ernani Polo.

Publicidade

Esta semana, começou a ser formada a equipe de trabalho que será responsável pela missão. Paralelamente à chegada dos insumos, está sendo feita a higienização da panela que vai receber o arroz de leite. Os trabalhos são coordenados pela nutricionista da autarquia Carolina Pitta. “A produção inicia bem cedo no sábado com a preparação da panela, acomodação da lenha e separação e organização dos ingredientes que, aos poucos, serão colocados no fogo para se tornar o maior arroz de leite do Brasil”.

O maior arroz de leite já produzido no Brasil foi feito em 2007 durante a 34ª Expofeira pelos municípios de Osório e Torres. Para superar a marca, cerca de 20 pessoas estarão envolvidas na execução do prato. Um deles é Adenir Correia, responsável por preparar os famosos carreteiros e paellas do Irga. “Será muito bom entrar no ranking levando o nome do Irga”, comentou o cozinheiro.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.