Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

União descarta repasses para a recuperação dos municípios em situação de emergência

A União afirmou nesta segunda-feira, 12, que não irá liberar recursos para a recuperação dos municípios que se encontram em situação de emergência devido às chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas antes de todas as exigências legais serem preenchidas. Helder Barbalho, titular da Integração Nacional, disse que as prefeituras pedem um valor mais alto do que os que já foram quantificados pelo Estado. 

Recebido na sede da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o ministro foi cobrado pelos prefeitos dessas cidades. Após mais de quatro horas de espera por uma audiência com o ministro, os representantes não esconderam a frustração de não conseguirem colaboração. Barbalho sobrevoou Uruguaiana e áreas atingidas de Santa Catarina na tarde desta segunda-feira, 12 e afirmou que cada município deverá aguardar para que os valores pedidos sejam disponibilizados. 

O ministro disse que as prefeituras pedem mais de R$ 300 milhões, mas que apenas R$ 20 milhões foram quantificados. Ele disse que é preciso concluir a homologação dos decretos de emergência e alimentar o sistema com planos de trabalho que possam quantificar os valores necessários. Ele ainda afirmou que três técnicos da pasta serão liberados para auxiliar o preenchimento da documentação necessária para essa homologação. 

Publicidade

Os prefeitos das cidades atingidas pelos temporais, querem a edição de um decreto de situação de emergência coletivo. Porém, de acordo com o Piratini, a medida não irá agilizar a liberação de recursos. 

Saques

Os saques do programa Bolsa Família será antecipado nas 112 cidades atingidas, anunciou o ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. o governo gaúcho deve analisar nos próximos dias, se há recursos em caixa para liberação dos valores atrasados na área da saúde.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.