Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Chuvas

Chega a 112 o número de municípios em situação de emergência no Estado

Mais de 12 mil pessoas continuam fora de casa no Rio Grande do Sul em razão das chuvas, dos ventos fortes e das cheias dos rios, nas últimas semanas. São 645 famílias desabrigadas (2.709 pessoas) e 2.270 famílias desalojadas (9.534 pessoas) em 193 municípios afetados pelas adversidades climáticas.

Foram constatados prejuízos na área rural em grande parte dos municípios. Em bairros de zonas urbanas ocorreram destelhamentos, queda de postes e cortes de energia elétrica. Até o momento são 112 os municípios em situação de emergência (SE) e 115 decretos de SE.

Nesta terça-feira, 13, foi publicada no Diário Oficial do Estado a homologação da SE de mais 20 municípios. Com a homologação pelo governo do Estado, o município passa a ter acesso a uma série de benefícios relativos à ajuda humanitária – o que auxilia no processo de reestruturação após ocorrências meteorológicas adversas.

Publicidade

No Vale do Rio Pardo, são quatro os municípios que decretaram situação de emergência: Boqueirão do Leão, Mato Leitão, Sinimbu e Tunas. Segundo o último levantamento da Defesa Civil do Estado, 17 pessoas estão desabrigadas na região. Em Rio Pardo, 13 pessoas, de três famílias, estão fora de casa. Já em Venâncio Aires, uma família de quatro pessoas segue desabrigada.

A Defesa Civil segue em estado de alerta, com o monitoramento das coordenadorias regionais em conjunto com os municípios, oferecendo toda ajuda necessária aos órgãos de segurança das localidades atingidas. Qualquer informação ou pedido de auxílio podem ser encaminhados pelo telefone 199.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.