Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Estado tem primeiro caso de microcefalia associado ao zika

Foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde o primeiro caso de Síndrome Congênita em decorrência de zika vírus contraído no Rio Grande do Sul. A mãe, que mora em Ijuí, vem sendo acompanhada desde a gestação, quando apresentou um quadro da doença. Após o nascimento, em julho de 2016, a  situação da criança passou a ser monitorada em Santa Rosa e Porto Alegre. 

Exames clínicos e radiológicos feitos pelo Sistema Nacional de Informação sobre Agentes Teratogênicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (SIAT/HCPA) mostraram que a criança  possui alterações compatíveis com a Síndrome Congênita do Zika Vírus. Além disso, o Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou, por testes laboratoriais, que a mãe adquiriu o vírus durante a gestação. 

Como a paciente não viajou para fora do estado, o caso é caracterizado como autóctone, ou seja, contraído no Rio Grande do Sul. A criança recebe atendimento de reabilitação por meio da Linha de Cuidados da Pessoa com Deficiência. Até então, o Estado apresentava dois casos de Síndrome Congênita associada ao zika, nos municípios de Cachoeira do Sul e Esteio. Em ambos os casos, o vírus havia sido contraído pelas gestantes fora do Estado.

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.