Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tecnologia

Em novo golpe, criminosos pedem para usuário atualizar forma de pagamento da Netflix

Circula pela internet um novo golpe, onde criminosos pedem aos usuários para atualizar a forma de pagamento da Netflix. Através de uma mensagem falsa, o internauta recebe um pedido de atualização da forma de pagamento do serviço de streaming de filmes e séries de TV.

Um endereço leva a uma página falsa, criada para coletar os dados bancários e de cartões de crédito da vítima. Na mensagem os criminosos alegam que “houve um problema com a autorização do pagamento” e por isso o serviço foi “interrompido”. Além disso, é solicitado que o cliente “entre em contato com a emissora do cartão de crédito” caso “os problemas persistirem”.

O problema foi notado pela Nodes Tecnologia, distribuidora das soluções antivírus Avira no Brasil. Na verdade, segundo Eduardo Lopes Freire, diretor da Nodes Tecnologia, a mensagem apenas usa um discurso habitual deste tipo de ataque. “Os criminosos apostam na desatenção do usuário e na possibilidade dele realmente enfrentar algum tipo de interrupção do serviço por qualquer motivo, técnico ou financeiro.”

Publicidade

Conforme Freire, este é um método de ataque conhecido como engenharia social, onde os atacantes abusam da ingenuidade ou confiança do usuário para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores e informações. “Neste caso os dados bancários e de cartões de crédito do cliente Netflix são o objetivo”, explica o especialista.

O diretor da Nodes Tecnologia também orienta a nunca acreditar neste tipo de mensagem e que cliente acesse diretamente a sua conta para apurar o saldo de crédito do serviço. “Também é necessário manter todos os programas de computador sempre atualizados, assim como o software antivírus, que deve ser abrangente e com recursos avançados de proteção contra as ameaças novas ainda desconhecidas”, acrescenta Lopes Freire.

“Nas empresas é importante promover o treinamento dos funcionários para que as equipes possam conhecer os tipos de ameaças usadas pelos criminosos e, assim, possam atuar de maneira pró ativa na proteção da rede corporativa”, destaca o especialista.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.