Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Aviação

Voo entre Porto Alegre e Santo Ângelo começa a operar nesta segunda

Mais um voo regional teve início nesta segunda-feira, 3, no Rio Grande do Sul. A linha Porto Alegre/Santo Ângelo, operada pela Azul Linhas Aéreas, decolou nesta tarde, às 14h28. A aeronave com 70 passageiros saiu do Aeroporto Salgado Filho, na Capital, com destino ao Aeroporto Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, na região das Missões e realizou pela primeira vez a rota para o deslocamento dos cerca de 440 quilômetros, com duração aproximada de 1h15.

Os voos da Azul saem de Porto Alegre às 14h28 e a chegada em Santo Ângelo é prevista para as 15h45. O retorno para a capital será às 16h10, com pouso previsto para as 17h26.

O secretário nacional da Aviação Civil, Dario Lopes, falou que o papel do governo Federal é “disponibilizar recursos para melhorar a infraestrutura dos aeroportos”. Lopes também confirmou investimentos de R$ 120 milhões para ampliação e modernização dos aeroportos de Passo Fundo, Santo Ângelo e Caxias do Sul. “Precisamos trabalhar em conjunto, governo federal, estadual e municípios, para dar melhores condições de mobilidade às pessoas, porque isso gera emprego e renda”, afirmou. 

Publicidade

Aeroporto Sepé Tiaraju

Os voos regulares estavam paralisados desde 2010. Em maio de 2016, as obras da pista do aeroporto de Santo Ângelo foram entregues. A obra de reforço do pavimento da pista teve investimento de R$ 6 milhões, com recursos do Estado e da União, por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa). Com 30 metros de largura e extensão de 1.615 metros, a pista está apta a receber aeronaves que compõem a frota das principais empresas brasileiras de aviação.

A gestão do Aeroporto Sepé Tiaraju é compartilhada entre o governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e do Departamento Aeroportuário (DAP), e a prefeitura de Santo Ângelo.
Aumento de rotas

Publicidade

O Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS) foi instituído pelo decreto n° 52.607, de 16 de outubro de 2015, e tem como objetivo fomentar a oferta de mais rotas com a isenção no ICMS da querosene. A meta é que todos os municípios tenham um aeroporto operando voos regulares num raio de até 180 quilômetros. O primeiro voo por meio do incentivo do PDAR-RS aconteceu em 2015, entre Porto Alegre e Uruguaiana. Além deste, o Rio Grande do Sul conta com voos regionais para Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo.

Também estiveram no voo, o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo; o presidente da Fiergs, Heitor José Müller; os deputados estaduais Frederico Antunes, Eduardo Loureiro e Gabriel Souza; o ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes; os deputados federais Cajar Onesimo Ribeiro Nardes e Tarcísio Perondi; e o ex-prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.