Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mundo

Iceberg maior que Distrito Federal se desprende da Antártida

Um iceberg de 5,8 mil quilômetros quadrados se desprendeu do segmento Larsen C da Antártida,  informaram nesta quarta-feira, 12, os cientistas que vigiam sua evolução. Para se ter ideia, a área do bloco de gelo corresponde ao tamanho do Distrito Industrial.

Em comunicado, os especialistas do projeto Midas, da Universidade Swansea, do País de Gales, afirmaram que o desprendimento aconteceu entre 10 e 12 de julho. A informação é da Agência Télam. O iceberg, que deve ser denominado A68, pesa mais de um trilhão de toneladas.

Os pesquisadores vinham acompanhando a rachadura na Larsen C há muitos anos. Recentemente, porém, eles passaram a observá-la mais atentamente por conta das rupturas das plataformas de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002. No ano passado, cientistas afirmaram que a rachadura na Larsen C estava aumentando rapidamente. Em dezembro, o ritmo aumentou a patamares nunca antes vistos, avançando 18 quilômetros em duas semanas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.