Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Recursos

Entidades de proteção animal já podem se cadastrar no Nota Fiscal Gaúcha

As instituições que atuam na proteção animal no Rio Grande do Sul já podem reunir a documentação necessária para a habilitação no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Ao longo do próximo ano, o governo do Estado vai repassar R$ 1 milhão pelo programa para entidades com atividade reconhecida na defesa dos animais. O prazo oficial de cadastramento inicia nesta sexta-feira, 15, mas as ONGs interessadas já podem encaminhar o pedido desde agora junto à Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH).

É o que fez a Associação Bichinho Carente (ABC), que atua há 15 anos na cidade de Estância Velha, na região do Vale do Sinos. Tão logo soube da novidade da NFG para 2018, a fundadora e presidente da Associação, química Suzana Franco, providenciou na documentação. “Estamos muitos felizes com esta possibilidade e queremos mobilizar a comunidade a participar”, destacou. A Bichinho Carente tem como foco central o trabalho de castração de cães e gatos e a posse responsável.

Para tanto, a ONG atua em casas de passagem, onde famílias acolhem os animais até a adoção feitas em feiras frequentes. Neste meio tempo, as despesas com cirurgia, medicação e alimentos são sustentadas pela ABC, que até o ano passado recebia verbas do município e agora depende unicamente de doação de empresas e amigos. “Agora com a aproximação das férias e as viagens, aumenta muito os casos de abandono”, reclama Suzana.

Publicidade

Esta mobilização em busca da habilitação será importante para que na virada do ano, quando o site da NFG estiver recebendo as indicações dos cidadãos, as primeiras entidades já apareçam no sistema. A partir de  2 de janeiro, além de instituições que atendem às áreas de Educação, Saúde, e Assistência Social, o cidadão pode indicar uma ONG de sua preferência que atua na proteção dos animais.

Atualmente, ao se cadastrar no programa o contribuinte pode indicar três entidades de seu município (uma por área de atuação) e uma quarta instituição de caráter regional. As orientações para atualizar o seu cadastro e incluir a nova entidade de sua preferência serão divulgadas nos próximos dias. Não haverá a necessidade de excluir nenhuma indicação já feita. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.