Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Parasita

Menino morre após contrair ameba que ‘come cérebro’ na Argentina

Um menino argentino, de 8 anos, morreu após contrair a ameba Naegleria fowleri, popularmente conhecida como “come cérebro”. Conforme o jornal Clarín, a criança nadava em uma lagoa quando o parasita teria entrado pelo nariz do garoto e se instalado em seu cérebro. Este seria o primeiro caso no país, divulgado na última semana pela Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas.

A ameba destrói o tecido cerebral da vítima. No caso do menino argentino, ele apresentou febre, vômitos, dor de cabeça e insuficiência respiratória, morrendo cerca de cinco dias após a contaminação com a Naegleria.

Apesar de ser o primeiro caso registrado na Argentina, foram confirmadas 40 infecções pela ameba nos Estados Unidos entre 2007 e 2016, conforme o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. O parasita vive em água doce, como rios e lagos, em todo o mundo. A única forma de contrair a ameba é pelas vias nasais – o parasita não é transmissível nem contamina quando ingerido, além de não ser encontrado em águas salgadas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.