Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ilegal

Transmissões piratas podem ser interrompidas durante a Copa

Sites com transmissões piratas de jogos da Copa do Mundo podem ser tirados do ar devido à ilegalidade. Em 2014, por exemplo, a empresa líder mundial em segurança de plataformas digitais Irdeto conseguiu identificar e tirar do ar mais de 3,7 mil transmissões ao vivo dos chamados streamings ilegais. No total, 10 milhões de usuários tiveram o serviço pirata interrompido, perda estimada de US$ 120 milhões para as empresas que investiram na compra dos direitos de transmissão das partidas de futebol.

De acordo com o diretor de vendas para a América do Sul da Irdeto, Gabriel Ricardo Hahmann, as soluções da empresa são “automatizadas, detectam e interrompem transmissões de vídeos, utilizando indexadores de pesquisa e até marcas d’água que são aplicadas nos filmes. Focamos campeões de audiência como o YouTube e ferramentas de buscas.” Conforme Hanemann, a Irdeto age em nome das empresas que adquiriram os direitos de transmissão. As ferramentas utilizadas no monitoramento conseguem identificar os logos dos canais enviando alerta aos analistas para bloquearem a transmissão de qualquer programa irregular.

LEIA MAIS: Confira a cobertura da Copa do Mundo 2018 da Gazeta

Publicidade

Durante a fase eliminatória da Liga dos Campeões da Europa, a Irdeto, trabalhando em conjunto com os analistas, detectou 5,1 mil streams ilegais redistribuídos pela internet durante a partida decisiva entre Liverpool e Real Madrid. Desse total, 2.121 acessos eram via web, enquanto 2.093 provenientes de canais nas redes sociais, como Periscope, Facebook e Twitch.

Estima-se que os streams de redes sociais tenham alcançado 4,8 milhões de espectadores. Como nos jogos anteriores da Liga dos Campeões, os piratas também aproveitaram os plugins de streaming ilícitos para o programa Kodi, um popular reprodutor de mídia, com 95 transmissões registrados nesta plataforma. Esse panorama deixa um alerta para a Copa do Mundo 2018. “Os criminosos que ganham dinheiro por meio dessa atividade ilegal possuem pouca consideração pelos seus espectadores e os estão expondo ao cibercrime, conteúdos inadequados e infecção por malware”, disse o vice-presidente sênior de Serviços de Segurança Cibernética da Irdeto, Rory O’Connor.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.