Para refletir 27/07/2018 22h44 Atualizado às 14h55

UFSM oferece disciplina com o tema felicidade

Aulas começam no próximo semestre e visam incentivar alunos a pensarem sobre essa condição como um estado de serenidade

Entre provas, trabalhos e estágios, uma pausa para refletir: o que, afinal, é felicidade e como cada um pode alcançá-la? Esse será o tema de estudos dos alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que se inscreverem na disciplina Ética e Felicidade. A exemplo de reconhecidas instituições americanas como Harvard e Yale, a universidade gaúcha quer que seus estudantes saiam da academia preparados não apenas para o mercado de trabalho; quer também que enxerguem a condição de felicidade como um processo relacionado a um estado de serenidade. A UFSM é a segunda universidade pública do Brasil a ofertar esse modelo de disciplina. A primeira é a Universidade de Brasília (UnB).

Cremonese: pensamentos filosóficos
Foto: Divulgação

Segundo o responsável pela disciplina, professor Dejalma Cremonese, a ideia é trazer pensamentos de filósofos como Platão, Sócrates e Homero e o que cada um deles pensava sobre ser feliz. “Não vou divulgar uma fórmula mágica, até porque muitos gurus já prometem isso. Minha intenção é, entre tantas questões, desconstruir essa visão equivocada que a sociedade pós-moderna tem sobre a felicidade.”

Com essa ágora adaptada à sala de aula,  a ideia é explicar conceitos que possam ajudar os acadêmicos a ter uma vida melhor. Além do autoconhecimento, é imprescindível, na visão de Cremonese, que haja menos cobranças e expectativas sobre profissão e relações. “Hoje eu preciso mostrar que sou alguém, preciso ter coisas, viajar para Gramado, Paris e postar no Instagram. Preciso ser bem-sucedido e também aplaudido pelos outros. A questão central é que, para ser feliz, você só precisa ser aplaudido por você mesmo”, salienta o professor.

Ele acrescenta ainda que a disciplina leva em conta o atual cenário da nova geração, que enfrenta problemas como ansiedade. “Os alunos estão carentes e sozinhos, vivendo nas redes sociais. Ensinamos tudo na universidade: exatas, agrárias e jurídicas, mas não trabalhamos essas questões existenciais, que são fundamentais para a formação do ser.”

De acordo com Cremonese, as universidades hoje ainda estão muito limitadas aos conhecimentos específicos do mercado. “Os gregos acreditavam na educação como uma formação integral e não apenas instrumental. A filosofia não traz respostas prontas, mas faz perguntas que nos ajudam a pensar e, por consequência, viver de forma mais serena".    

Para ler
Interessados em aprofundar conhecimentos no tema podem adquirir o livro do professor Dejalma Cremonese, Ética e Felicidade – Lições da filosofia antiga para uma vida boa. A obra, da editora Appris, vai nortear as aulas ministradas pelo docente, que tem graduação e mestrado em Filosofia e doutorado em Ciência Política.

Para assistir
Disponível no Netflix, a série Merlí retrata a rotina de um professor que leva pensamentos de filósofos aos estudantes do ensino médio de uma escola catalã. Ao longo das aulas, o docente apresenta a filosofia como prática libertária e propõe como tarefa didática que seus alunos aprendam por si mesmos. A produção também busca mostrar a disciplina não como uma matéria chata e cheia de decorebas, mas como uma descoberta, que incomoda e sobretudo transforma.

Duradoura
Ao longo das discussões, o professor estimulará os alunos a perceberem que não se pode confundir felicidade com momentos de satisfação. “Viajar e comprar uma casa, por exemplo, são momentos efêmeros. A felicidade, por sua vez, é simples, duradoura e está nas coisas básicas: ter tempo para si e perceber que as pessoas mais importantes deste mundo somos, afinal, nós mesmos”, diz Cremonese. A disciplina Ética e Felicidade – Lições da Filosofia para uma Vida Boa é optativa, tem carga de 60 horas semanais e será oferecida no próximo semestre, nas segundas-feiras, com 60 vagas. Está prevista no currículo do curso de Ciências Sociais.

LEIA MAIS: Inspirada em outras universidades, UFSM terá disciplina sobre felicidade