Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Leptospirose foi causa da morte de 12 pessoas no Rio Grande do Sul neste ano

Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o último dia 11, 12 pessoas morreram por leptospirose no Rio Grande do Sul e 298 casos da doença foram registrados. Uma das mortes aconteceu na região, em Venâncio Aires. Outros casos estão em investigação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Em 2017, no mesmo período, foram 361 casos e 18 mortes. Já em 2016, foram 314 casos e 12 mortes. O maior volume foi em 2015, com 375 casos e 23 mortes no levantamento parcial.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, que é eliminada no ambiente pela urina de ratos. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode levar a um quadro grave, inclusive à morte. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (principalmente na panturrilha) e calafrios, que aparecem de sete a 15 dias depois da contaminação.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.