Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tecnologia

Miopia aumenta com uso de celulares e já é considerada epidemia mundial

A miopia, distúrbio ocular que afeta a visão para longe, já é considerada uma epidemia mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O médico oftalmologista Douglas Weiss, que atende em Santa Cruz do Sul, afirmou em entrevista à Rádio Gazeta que o aumento de casos vem se tornando mais frequente, especialmente em crianças.

“Esse diagnóstico se torna mais frequente devido à exposição de aparelhos eletrônicos. A gente fica horas e horas usando celular ou tablet. As crianças parecem que já nascem com a habilidade de mexer neles”, disse. Conforme o médico, o período longo de uso de aparelhos eletrônicos, inclusive computadores ou notebooks, faz com que a visão acostume a focalizar somente o que estiver perto. 

LEIA MAIS: Câncer no Brasil pode aumentar em 78% nos próximos 20 anos

Publicidade

Nesse contexto, existe também a chamada miopia transitória. “Uma pessoa que fica o dia todo na frente de uma tela, mesmo que nao tenha grau nenhum, ao final do dia vai estar um pouco míope devido a um espasmo da musculatura ocular, que foi estimulada o dia inteiro apenas para perto, então não vai conseguir focalizar tão bem para longe”, explicou Weiss.

Para evitar o problema, o oftalmologista recomenda que a cada hora em frente a uma tela se faça uma pausa para descansar a musculatura ocular. Basta olhar para longe, para fora de uma janela, por exemplo, a fim de trabalhar a plasticidade do olho, para que ele não acostume a enxergar em apenas uma distância. “Em relação às crianças, é preciso estipular limites. Elas não devem ficar mais de uma hora constantemente olhando para um aparelho eletrônico”, salientou.

Ouça a entrevista completa com o oftalmologista Douglas Weiss:

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.