Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Dinheiro

Servidores do Estado já podem contratar empréstimo do 13º salário

Servidores do governo do Estado já podem procurar o Banrisul para contratar a linha de crédito que garante a antecipação do 13º salário. Por enquanto as operações podem ser agendadas, com liberação do dinheiro prevista para a próxima quinta-feira, 20, prazo legal para o pagamento do benefício. A partir desta data, e até o dia 15 de janeiro, o empréstimo será contratado e liberado no mesmo dia. Em 2017, quase 80% dos servidores optaram pela antecipação.

A contratação pode ser feita em agências do Banrisul e nos canais de autoatendimento, como caixas eletrônicos e home banking, além do aplicativo Banrisul Digital. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, podem solicitar o empréstimo todos os servidores do Executivo, incluindo ativos, inativos, pensionistas e os vinculados a estatutos próprios. Uma lei sancionada nesta semana pelo governador José Ivo Sartori permite que os servidores inadimplentes ou com ação judicial também possam solicitar o adiantamento.

O movimento na agência do Banrisul da Rua Marechal Deodoro foi tímido na manhã desta sexta-feira, 14. Um dos servidores, o comissário de polícia José Renato Martins, de 66 anos, disse que o ideal não seria ter que recorrer ao empréstimo. “Dos males, o menor. São vários anos nessa situação. O principal problema é se o governo ficar inadimplente com o banco. Quem vai arcar com as consequências é o servidor”, destacou.

Publicidade

Quem também foi à agência para encaminhar o empréstimo é a servente de escola Iara Silva, de 56 anos. Ela aguarda por uma melhora na situação fiscal do governo para 2019. “Temos que pagar contas, os juros vão correndo e o pagamento sempre atrasado. Esperamos que a mudança de governo seja para melhor”, salientou.

Quem optar por não receber o 13º salário de 2018 por meio de empréstimo bancário terá os valores quitados, parceladamente, no ano que vem, em 12 vezes a partir de janeiro. As parcelas serão pagas sempre no último dia útil do mês e a indenização pelo atraso será de 1,5% ao mês sobre o saldo devedor para todos os servidores do Poder Executivo, independente de quem buscou ou não a antecipação via rede bancária. 

LEIA MAIS: Parcelamento do 13º de servidores é aprovado; veja como vai funcionar

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.