Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Astronomia

Maior superlua de 2019 ocorre nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 19, teremos a maior e mais brilhante superlua de 2019. O satélite atingirá essa posição às 7h09 no horário de Brasília, mas a Lua só estará completamente cheia a partir das 13h54.

No entanto, só será possível avistar realmente a Lua no Brasil com o pôr do sol, às 19h02. Este período do “nascer da lua” será o melhor do dia para observar a superlua por causa de uma ilusão de ótica. A Lua estará na fase cheia e no perigeu – ponto mais próximo da  Terra – a 356.761 quilômetros de distância do nosso planeta. É tão perto que alguns astrônomos o chamam de perigeu extra-próximo.

LEIA MAIS: Próxima Lua de Sangue será visível em todo o Brasil em 2022

Publicidade

Esta será a segunda vez que o fenômeno ocorre neste ano, sendo a maior delas – a primeira ocorreu em 21 de janeiro. A próxima superlua poderá ser admirada em 19 de março.

No mês passado, o evento foi chamado de “superlua de sangue”, por conta do tom avermelhado que a Lua adquiriu com a ocorrência simultânea de um eclipse total enquanto o satélite estava no ponto mais próximo da Terra. É um fenômeno muito mais raro do que uma superlua “comum”.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.