Inovação 15/05/2019 22h48 Atualizado às 06h30

Iniciativas tecnológicas santa-cruzenses inspiram o governo do RS

Programa de educação em computação nas escolas foi apresentado durante a 14ª Semana do Empreendedor de Santa Cruz do Sul

A programação da 14ª Semana do Empreendedor recebeu nessa quarta-feira o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb. O secretário veio debater o tema central da programação do evento: a inovação. Conforme ele, a pesquisa universitária e a experiência de Santa Cruz do Sul de criar projetos inovadores merecem ser multiplicados, na forma de políticas públicas para o desenvolvimento de outras regiões do Rio Grande do Sul.

“Santa Cruz sempre foi exemplo de empreendedorismo e ambiente para a inovação”, referiu o secretário. “Aqui se desenvolvem parcerias muito interessantes entre o poder público e as universidades. Essa é a linha que nós queremos adotar no Estado.” De acordo com Lamb, é preciso criar uma rede de inovação, com potencial de investimento, dando perspectiva aos jovens gaúchos.

Lamb refere-se ao programa criado pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti). O projeto de educação, que leva conhecimento em computação para dentro das escolas municipais, virou a atração principal da palestra. A ação foi apresentada antes da fala do secretário. O coordenador da Semana do Empreendedor e presidente do Comciti, Eduardo Kroth, foi quem falou sobre a iniciativa. “O conselho foi implantado em 2012, com a proposta de criar uma cidade inteligente. Atualmente, dois bolsistas do curso de Ciência da Computação da Unisc desenvolvem o material didático para o ensino de computação do 1º ao 5º ano ensino fundamental”, ressaltou. Esse projeto de educação para a computação é executado na escolas municipais de Santa Cruz.

A iniciativa, associada às pesquisas realizadas pela própria Unisc, reunidas a outras ações de outros municípios, como Lajeado e Passo Fundo, deverão compor um banco de informações do Estado. A intenção é repetir essas iniciativas em outros municípios e regiões.

“Conhecimento é poder. Vamos criar uma rede de inovação, interligando Santa Cruz a outras regiões do Estado. Precisamos articular o conhecimento, por meio das universidades, para que isso se transforme em empreendedorismo e oportunidade”, comentou. Lamb disse que a aplicação de projetos inspirados em iniciativas bem-sucedidas servirá para a construção de um ambiente de inovação e desenvolvimento, necessário ao crescimento da economia gaúcha.

Programação termina nesta quinta-feira

A 14a edição da Semana do Empreendedor encerra-se nesta quinta. A partir das 10 horas ocorre a palestra “Os desafios da Nova Economia: como empreender, buscar investimentos e investir em startups”. O palestrante, Anderson Diehl, falará no Auditório do TecnoUnisc, no bloco 19.

A Semana do Empreendedor 2019 é uma promoção da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul (CDL), Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Unisc, Universidade Norte do Paraná (Unopar), Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc), Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz (Ajesc), Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Ativales) e Fuckups Night.


MAIS LIDAS