Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Causa incerta

Estudante gaúcho da Ufrgs é encontrado morto na China

Leonardo Cláudio da Rosa, estudante gaúcho de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi encontrado morto no fim de semana, em Chongqing, no sudoeste da China. De acordo com o Itamaraty, as autoridades brasileiras estão em contato com os investigadores chineses para saber a causa da morte.

Ainda segundo o Itamaraty, o desaparecimento do estudante foi informado às autoridades chinesas no dia 13 de julho. Porém, o órgão não soube informar em qual dia o corpo foi encontrado pelas autoridades locais. A polícia chinesa está investigando o caso e não informou mais detalhes sobre as investigações.

De acordo com a universidade, Leonardo estava em um intercâmbio para estudar mandarim desde o início do segundo semestre do ano passado. O intercâmbio é uma parceria da Ufrgs com o Instituto Confúcio, uma instituição vinculada ao Ministério de Educação da China, que tem o objetivo de promover a língua e a cultura chinesa pelo mundo. Em entrevista ao site da Ufrgs em 2018, ele disse que tinha interesse em estudar a área da psicolinguística. Na ocasião, falou em ajudar a implantar graduação em mandariam na instituição.

Publicidade

O Instituto Confúcio informou que foi comunicado do falecimento do estudante por seus familiares que buscavam mais detalhes da morte. Segundo a instituição, além de Leonardo, outros dois alunos foram para a China neste intercâmbio, mas para outras cidades. Conforme a entidade, os estudantes selecionados para bolsa de estudo recebem passagens aéreas e dinheiro para estadia, alimentação e todo o suporte de estudo em uma instituição de ensino chinesa.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.