Educação 09/09/2019 14h46 Atualizado às 16h01

Inscrições para olimpíada de matemática começam nesta segunda

Alunos matriculados de 4º e 5º anos poderão se inscrever até 10 de outubro

As inscrições para a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental matriculados em escolas municipais, estaduais e federais começam nesta segunda-feira, 9. Alunos matriculados em outras modalidades, como educação de jovens e adultos (EJA), estão aptos a participar desde que sua série escolar corresponda ao 4º ou 5º ano do ensino fundamental.

Gratuitas, as inscrições devem ser feitas em nome das escolas por meio das secretarias de educação — municipais ou estaduais — ou pelos representantes das escolas federais até 10 de outubro.

A prova, com 15 questões objetivas, com cinco alternativas, sendo apenas uma correta, será aplicada nas escolas inscritas em 29 de outubro. O conteúdo das provas segue os parâmetros curriculares nacionais. As questões estimulam o raciocínio lógico e a criatividade.

A prova é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). No ano passado, um total de 1,5 milhão de alunos, de 20 mil escolas públicas de todo Brasil, participou da olimpíada.