Clima 09/09/2019 15h28 Atualizado às 15h45

Calor dá trégua para chegada de instabilidade; confira a previsão

Início da semana pode ter chuva intensa e granizo no Rio Grande do Sul

A formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria trazem novos temporais ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 9. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil, a previsão é de chuva e ventos fortes no Oeste e Sul do Estado e possibilidade de formação de granizo. No restante do RS, região norte, central e metropolitana haverá sol com nuvens, calor e ventos em forma de rajadas. A segunda-feira registrou máxima de 36 graus em Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS: Metsul alerta para elevado risco de granizo nos próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou na noite desse domingo um aviso metereológico especial de perigo potencial para o Rio Grande do Sul. Segundo a nota, as condições metereológicas são favoráveis a chuvas de intensidade moderada a forte, com possibilidade de queda de granizo, trovoadas e rajadas de vento de 40 a 80 quilômetros por hora. 

Conforme a MetSul Meteorologia, as áreas mais quentes do Brasil chegaram a 40 graus nesta segunda-feira, incluindo parte do RS. Uma massa de ar quente típica do verão cobre a região Sul, e vai se mover, causando muita chuva entre esta segunda e terça-feira. Pode haver acumulados de 150 e 200 milímetros em apenas 48 horas, o que pode causar inundações, tempestades de vento e granizo médio a grande, no Rio Grande do Sul e no Uruguai.

Já nesta terça-feira, 10, a condição é de chuva a qualquer hora do dia em boa parte do território gaúcho, incluindo o Vale do Rio Pardo. A frente fria avança, derrubando as temperaturas, com sensação de frio. Já na quarta-feira, 11, a instabilidade segue em boa parte do Estado e há risco de temporais isolados na metade norte do RS.

Confira a previsão para os próximos dias*:
Terça-feira: mínima de 16 graus, máxima de 24 graus, chuva à tarde
Quarta-feira: mínima de 17 graus, máxima de 20 graus, chuva à tarde
Quinta-feira: mínima de 15 graus, máxima de 17 graus, pancadas de chuva
Sexta-feira: mínima de 15 graus, máxima de 18 graus, parcialmente nublado
Sábado: mínima de 16 graus, máxima de 29 graus, pancadas de chuva

*Dados obtidos no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) às 15h20 desta segunda-feira, 9.