Eu, Gourmet 11/10/2019 00h28 Atualizado às 12h40

Salmão com guacamole; veja como preparar esta deliciosa entrada

Se você pudesse imaginar o sabor deste prato incrível e a inusitada junção, correria para prepará-lo!

Sempre imaginei uma entradinha que pudesse unir dois ingredientes de que particularmente gosto muito: salmão e guacamole. Pois há alguns dias organizei essa junção e servi de  forma inusitada, dentro de um copo com as camadas à vista. O salmão não necessita de maiores comentários, apenas deve ter a premissa de ser fresco, de maneira nenhuma congelado. O guacamole – uma iguaria mexicana cuja receita foi criada pelos astecas há algumas centenas de anos – pode ser servido com uma grande variedade de pratos e é basicamente um purê de abacate bem temperado. Agora, acompanhe a deliciosa receita do salmão com guacamole!

Foto: Emerson Haas


Com o que e como fazer*

Ingredientes (para 4 pessoas)
400g de filé de salmão fresco
1 abacate médio maduro
1 tomate pequeno sem pele e sem semente e picadinho
1 dente de alho picadinho
1 cebola roxa pequena picadinha
2 colheres de sopa de azeite
Suco de 1 limão
Pimenta líquida a gosto
Salsinha picadinha a gosto
Sal a gosto
Duas xícaras de broto de alfafa para decorar
Fatias de rabanete para decorar

Preparo: retire a pele do salmão, limpe a peça tirando a gordura, corte em cubos de cerca de 2 centímetros e reserve. Retire o caroço dos abacates, abrindo-os ao meio, e remova a polpa com uma colher. Corte estas em pedaços e coloque num pote. Junte a cebola, o alho, o tomate, salsinha e pimenta ao abacate e amasse até formar uma pasta, deixando tudo bem homogêneo. Tempere com limão, azeite de oliva e sal, misturando bem. Utilizando um copo ou taça de vidro, disponha em um terço deste o guacamole, sobre este o salmão picado e sobre o salmão, um chumaço de broto de alfafa e as fatias de rabanete. Sirva em seguida, acompanhado de chips de batatas ou torradas. 

* Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

FALA, BACO

Los Intocables
Gosto muito de experimentações enológicas! E ainda mais quando estas saem das pipetas e se tornam realidade nas gôndolas e mesas. A bodega argentina Finca Las Moras, de Mendoza, ousou ao utilizar barricas de 200 litros de carvalho americano com tostagem especial whisky Bourbon para maturar um suculento Malbec por 12 meses.

O Finca Las Moras Los Intocables Malbec 2017 apresenta cor rubi violáceo profundo e, ao ser desarrolhado, pronuncia uma explosão de aromas com muito cassis, ameixas, cereja em calda e outras frutas negras em compota, violetas, baunilha e chocolate. Em boca é aveludado, macio, com taninos redondos, encorpado e suculento. Muita fruta, equilíbrio da madeira e amplo e persistente final. Combina na harmonização gastronômica com carnes vermelhas, suíno com molhos agridoces, risoto de funghi, carnes de caças cozidas e queijos duros. Possui 13,5% de graduação alcoólica, e o ideal é ser consumido na temperatura de 16 a 18 graus.

Você encontra os vinhos Finca Las Moras na Wein Haus, loja especializada em vinhos localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711 3665 e site www.weinhaus.com.br. E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Foto: Emerson Haas


Por aí...

Octo Sushi

Santa Cruz ganhou mais uma opção gastronômica, confirmando a sua vocação no segmento: o Octo Sushi, restaurante de culinária oriental. Um dos casarões da Rua Marechal Deodoro foi amplamente reformado e decorado, criando um ambiente intimista e que abusa da iluminação direcionada e bom gosto arquitetônico. De sua cozinha saem, além dos tradicionais sushis e sashimis, iguarias diferenciadas e drinks. Três jovens sócios capitaneiam o novo empreendimento e prometem, no manifesto da casa, entregar comida com sentimento e excelência. Confira!

O Octo Sushi fica na Rua Marechal Deodoro, 93, Santa Cruz do Sul, e funciona de segunda a sábado das 19 às 23 horas. Fone (51) 3902 3802.

Foto: Divulgação