Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estado

Projetos alteram as regras para uso de fogos de artifícios em território gaúcho

Foto: Banco de Imagens

Show de fogos de artifício ao lado do Parque da Cruz

Os deputados estaduais aprovaram nessa terça-feira, 15, projetos que restringem o uso de fogos de artifício em todo o Rio Grande do Sul. Uma das regras aprovadas proíbe fogos cujo estampido ultrapasse 100 decibéis a uma distância de 100 metros de onde foram deflagrados.

O projeto original, de Luciana Genro (Psol), não previa limite de ruído, mas isso foi modificado por uma emenda de Tenente Zucco (PSL). A emenda também modificou o trecho do projeto que dizia respeito às multas para quem desrespeitar a norma. O original previa valores de R$ 2 mil a R$ 10 mil, mas a versão aprovada prevê de 102 UPFs (Unidade de Padrão Fiscal) a 512 UPFs. Conforme Zucco, isso garante que o valor da multa seja atualizado anualmente e de forma automática.

Também foi aprovado um projeto do deputado Gabriel Souza (MDB) que regulamenta a compra e a venda de fogos. Pela proposta, só poderão vender esse tipo de produto lojas e indústrias com aval do Corpo de Bombeiros. Esse aval dependerá de os estabelecimentos comprovarem um “ambiente adequado”. A matéria proíbe ainda o uso de fogos a menos de 500 metros de hospitais, parques e praças. Para entrar em vigor, os projetos precisam ser sancionados pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

Publicidade

LEIA MAIS: Fogos de artifício com ruído podem ser proibidos; dê sua opinião

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.