Prato do dia 17/10/2019 21h28 Atualizado às 10h03

Eu, Gourmet: conheça a inusitada salada de manjericão e melancia

Devido à forma de suas folhas, em coração, o manjericão era considerado símbolo do amor, na Itália, e do luto, na Grécia

Sempre tive algo de especial com o manjericão! O Ocimum basilicum em algum momento de minha existência inebriou-me com seu exotismo e refrescância ímpar. De suas opacas folhas verdes é que pude perceber o poder daquilo que chamamos de tempero fresco em toda a sua concepção! O manjericão, além de ser uma erva muito conhecida, é usada desde a antiguidade. Nas margens do Nilo, no Egito antigo, esse tempero era utilizado como antídoto para picadas de cobras, escorpião e problemas com os olhos – mesmo aqueles judiados por fitar Cleópatra sem a sua permissão.

O suco fresco da planta era usado externamente no tratamento de infecções da pele causadas por fungos. As folhas amassadas eram aplicadas nos locais doloridos em casos de reumatismo. Ou seja, se fosse nos dias atuais correr-se-ia o risco de essa erva ser ovacionada aos quatro ventos. Mas, depois da revolução digital, os ventos ficaram para trás... Misturei o manjericão com a melancia, formando uma inusitada salada, agregada de outros ingredientes e temperos. Confira a receita ao lado!

Receita*:
Ingredientes (para 4 pessoas):
Uma xícara de manjericão fresco
4 xícaras de melancia sem sementes cortadas em cubos ou bolas
1 colher de sopa de molho de soja
1 dente de alho pequeno picado
Meia colher de chá de gengibre fresco picado
2 colheres de chá de suco de limão
2 colheres de chá de vinagre
1 pepino fatiado e cada fatia cortada ao meio
1 manga madura descascada e picada em pedaços médios
Pitadas de salsinha picada
3 colheres de sopa de amendoim salgado tostado e esmagado
Preparo: em uma tigela grande, misture o molho de soja, o alho, o gengibre, o suco de limão e o vinagre. Adicione a melancia, o pepino, a manga, a salsinha e o manjericão. Leve à geladeira por 30 minutos. Escorra o excesso de líquido, salpique o amendoim e sirva em seguida.
* Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com 


Quinta das Setencostas
Fui apresentado a este delicioso vinho num dos jantares harmonizados da Wein Haus, que serviu os vinhos portugueses da Casa Santos Lima. E dos vinhos da noite daquela casa foi um dos que mais gostei! Filho do blend das variedades Castelão (45%), Camarate (35%), Tinta Miúda (10%) e Preto Martinho (10%), o Quinta das Setencostas Alenquer 2016 traz uma bela cor rubi violácea, com aromas denotando cereja e framboesa maceradas, toque floral com hibiscos e também canela e chá preto, muito fresco e vibrante.

Em boca é sinuoso, cômodo, com taninos redondos e finos, bem frutado com final amplo e toque de café. Excelente retrogosto. 50% do vinho envelhece em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso por cerca de seis meses. Faz belo par principalmente com um belo assado de cordeiro acompanhado de legumes igualmente preparados. Possui 13,5% de graduação alcoólica, e o ideal é ser consumido na temperatura de 16 a 18 graus.

Você encontra os vinhos da Casa Santos Lima na Wein Haus, loja especializada em vinhos localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711 3665 e site  www.weinhaus.com.br.

Foto: Emerson Haas

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!     

Crismiolo Gourmet
Com apenas três anos de vida, o Crismiolo Empório Gourmet, que nasceu em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, prepara sua expansão. A meta é chegar em 2021 com seis lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A marca hoje é referência no segmento com diferenciais que vão do atendimento ao preço, da qualidade à diversidade. São 2.500 itens num espaço que contempla armazém, food service e serviços – o mais recente é o iFood. Para os sócios-diretores do Crismiolo Empório Gourmet, Ariel Marangoni e Cristina Miolo, franquear a marca é resultado da aceitação e demanda do mercado.

Caxias do Sul, também na Serra Gaúcha, será a primeira cidade a receber uma loja Crismiolo. Outras nove cidades gaúchas já estão no radar da marca: Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, mas a procura vem também de outros estados. A loja oferece produtos do dia a dia, tábuas, cestas, bebidas, uma linha de itens especiais e outra com marca própria. Queijos, produtos naturais, congelados, vinhos, espumantes, destilados, cervejas, suplementos e orgânicos compõem o mix que está sempre em transformação. São várias lojas em uma só.